Cerca de 11 milhões de pessoas estavam empregadas em energia renovável em todo o mundo em 2018, de acordo com a última análise da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).

Energia solar fotovoltaica (PV) e eólica permanecem como os mais dinâmicos de todos os setores de energia renovável. Contabilizando um terço do fluxo total de trabalho com energia renovável, a energia solar fotovoltaica mantém o primeiro lugar em 2018, à frente dos biocombustíveis líquidos, energia hidrelétrica e energia eólica.

A maior parte da atividade da indústria eólica ainda ocorre em terra e é responsável pela maior parte dos 1,2 milhão de empregos do setor. Só a China é responsável por 44% do emprego global eólico, seguida pela Alemanha e pelos Estados Unidos.

A energia hidrelétrica tem a maior capacidade instalada de todas as fontes renováveis, mas agora está se expandindo lentamente. O setor emprega 2,1 milhões de pessoas diretamente, três quartos dos quais estão em operação e manutenção.

O mercado de trabalho de energia renovável no Brasil também se expandiu no ano passado. De acordo com o levantamento da IRENA, o país continua sendo o mais importante empregador global no segmento de biocombustíveis (etanol e biodiesel) – em 2018, mais de 830 mil trabalhadores atuavam nesse segmento no Brasil. Em outros setores, como geração eólica e solar, o país continua sendo um importante empregador: no ano passado, cerca de 40 mil pessoas trabalhavam em aquecimento solar de água; 34 mil na cadeia da energia eólica; e 15 mil em solar.

Link: https://www.irena.org/publications/2019/Jun/Renewable-Energy-and-Jobs-Annual-Review-2019